Livro 20 - The Circle (Dave Eggers)


Sinopse: Conseguir um emprego no Círculo é, sem dúvida nenhuma, a maior oportunidade da vida de Mae Holland. Recém saída da faculdade, ela estava em um emprego medíocre na sua cidade natal quando surgiu a oportunidade de trabalhar na maior empresa de tecnologia do mundo. Sediada em um campus basicamente perfeito em algum lugar da Califórnia, o Círculo cresceu com um ideal simples: unir em uma só página todas as coisas que se faz na internet. Dessa forma, além de facilitar a vida das pessoas, eliminou também os trolls. Mas a modernidade do Círculo não para na internet. A vida social no campus, as câmeras, as novas invenções, tudo encanta e faz com que Mae fique cada vez mais envolvida nesse novo universo que se abre para ela... A vida antes desse emprego vai ficando esquecida e quando seu papel no Círculo fica maior do que ela esperava, Mae se verá diante de escolhas que moldarão sua vida - e a de outras ao seu redor...

O que eu achei: dia desses eu estava fazendo nada no YouTube quando vi um trailer de um filme que estrelava Emma Watson e Tom Hanks. Fiquei empolgada, gravei o nome e fiquei na expectativa do lançamento. No final do mês passado, em uma das minhas jornadas às livrarias com meus vale-presentes de aniversário, me deparei com esse livro e fiquei altamente empolgada por relacionar o livro ao filme, afinal, história da minha vida: ler o livro primeiro e depois ver o filme. E foi o que fiz, peguei o livro para ler no final de semana, ciente de que o filme estrearia essa semana e era minha intenção terminar a leitura e ver o filme. E, gente, que experiência FANTÁSTICA! Confesso, não esperava gostar tanto do livro quanto acabei gostando... É uma leitura bastante densa e complexa e eu demorei um pouco pra pegar o ritmo e pra entender exatamente quem era quem no Círculo, mas assim que entrei na história não conseguia mais sair! O livro é narrado em 3ª pessoa, mas é 100% o ponto de vista da protagonista, a Mae, e isso é um recurso muito interessante do autor, porque a gente vai conhecendo o Círculo ao mesmo tempo que ela, sabe? Então vamos entendendo como funciona ao mesmo tempo em que ela vai entendendo e entre os certos e os errados, vamos conhecendo personagens e histórias... Eu vi algumas pessoas chamarem esse livro de distopia, mas eu discordo: é um livro muito próximo da nossa realidade, sem dúvida nenhuma. A relação do ser humano com a tecnologia é um tema que a gente já viu trabalhado em muitas mídias diferentes, e de maneiras variadas, mas esse livro está pra sempre no topo dos meus favoritos: porque me encantou e me assustou, tudo ao mesmo tempo. Eu gostei muito do fato do autor não romantizar nada, sabe? Ele é bem duro no mundo que ele construiu e nas consequências desse mundo pra todos os personagens... E, ó, o final me surpreendeu. Pra caramba. Foi uma leitura incrível!

Recomendo: SIIIIIM! Esse dá pra recomendar pra vários públicos diferentes, porque ele é bem diferente do que eu leio normalmente... É uma leitura densa, yes, mas vale MUITO a pena. Sério!

Título em Português: O Círculo

Sobre o filme: terminei o livro na 5ª feira (madrugada - porque sou dessas) e fui ao cinema na 6ª mesmo. E, digo, o filme também vale muito a pena! Claro, é uma mídia diferente, então tem muita coisa adaptada... A primeira, mais básica, é que acontecem menos coisas no filme do que no livro, mas isso é normal. Outra coisa que mudou foi a questão que falei lá em cima da romantização... O filme é mais romantizado e mesmo eles mantendo a ideia do final, achei que o do livro foi bem mais extremo e impactante... Mas vale pelas atuações incríveis e pelo fato de ver a tecnologia descrita acontecendo, sabe? Adorei e já queria ver de novo...

Nenhum comentário: